O que é CUB? Custo Unitário Básico. CUB/m2


Se você está comprando ou já comprou um imóvel em fase de construção certamente já ouviu falar “nesse tal” CUB ou Custo Unitário Básico. Muitas vezes o valor que você pagará pela unidade que está sendo construída, será reajustado mensalmente pela variação positiva deste índice. Então, se está interessado, continua lendo o post que tenho certeza que te ajudará a compreender este universo da construção civil.

O que é Custo Unitário Básico (CUB/m2)?  

Segundo a ABNT NBR 12.721:2006, o conceito de CUB é:

Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida em 8.3., pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto no artigo 54 da Lei 4.591/64 e que se serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

Ok.. se você não é da área jurídica ou da engenharia civil, certamente não conseguiu alcançar a compreensão do conceito acima, sendo assim, vamos a um conceito mais direto e claro:

Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial

Em resumo, o CUB é o índice que determina quanto custa, em média, para construir. O objetivo é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, e auxiliar na determinação dos valores dos imóveis em fase de construção.

Como é calculado o CUB?

De acordo com diversos cálculos mensalmente realizado pelos Sindicatos da  Construção Civil, que levam em consideração:

  • 25 materiais essenciais para a construção civil;

  • 02 categorias profissionais;

  • 01 equipamento necessário para a obra (betoneira);

  • Custo administrativo da obra

Além dos itens acima mencionados, o cálculo sempre leva em consideração o TIPO de obra, sendo analisados os seguintes itens e para cada item um valor:

  • R:Residencial Pavimentos: 1, 4, 8 e 16 Padrão de acabamento: baixo, normal e alto.

  • C:Comercial Pavimentos: 8 e 16 Padrão de acabamento: normal e alto.

  • GI:Galpão Industrial RP1Q: Residência Popular 1 Quarto

Como encontrar o valor do CUB hoje?

O artigo 54 da Lei 4.591/64 impõe o seguinte:

Art. 54 Os sindicatos estaduais da indústria da construção civil ficam obrigados a divulgar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, os custos unitários de construção a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais, calculados com observância dos critérios e normas a que se refere o inciso I, do artigo anterior. […]

Sendo assim, você encontrará o CUB do mês no SITE do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) do estado em que a obra está sendo realizada, e deverá sempre ser atualizado até o dia 5 de cada mês.


Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

0 visualização