top of page

Agora é mais rentável vender ou alugar meu imóvel?


Segundo o relatório deste mês divulgado pelo índice FipeZAP, os preços de locação registraram queda nominal de 0,67% na passagem de junho para julho.  Após esse resultado, o Índice FipeZAP de Locação acumula variação de -2,44% em 2016 e de -5,23% nos últimos 12 meses.

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) medida nos últimos 12 meses foi de (+8,74%). Dessa maneira, o Índice de Locação teve uma queda real de 12,84%. Todas as cidades monitoradas pelo Índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo apenas que em Curitiba não tivemos queda nominal no preço médio de locação.

O relatório mostra que se compararmos o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em Julho de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos contratos. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.


Fonte: http://www.zappro.com.br/preco-medio-de-locacao-esta-em-queda-diz-relatorio-fipezap/?utm_source=zap-pro&utm_medium=email&utm_campaign=news-8/17/2016

13 visualizações
bottom of page